Hartins Hartins Hartins Hartins Hartins Hartins Hartins

Produtos » Termopares

Termopar de Isolação Mineral - Série TIM
Termopar de Isolação Minera

Os termopares desta série estão disponíveis em grande variedade de materiais, diâmetros e calibrações para atender as suas necessidades especificas.

Podem ser fornecidos com:

  • Pote - Protege a interligação do cabo de isolação mineral com o rabicho garantido uma medição confiável e durável;
  • Cabeçote - Protege as ligações contra pó, umidade e instalações em áreas classificadas como atmosfera explosiva (a prova de explosão) e pode ser fornecido montado com transmissor de temperatura;
    O nosso cabeçote a prova de explosão com termosensores possui Certificado de Conformidade Ex. Certificado conforme regulamento de avaliação de conformidade de equipamentos elétricos para atmosferas explosivas (Certificado N° NCC 6788/10X Marcação: BR-Ex d IIC T6 Gb IP66).
  • Bloco de ligação - Esta montagem permite a utilização diretamente no processo ou como elementos de reposição utilizados nas montagens com tubo de proteção ou com poço e cabeçote;
  • Conector compensado - Permite uma rápida e fácil conexão com os fios ou cabos de extensão. O conector é polarizado, o pino negativo possui um diâmetro maior, evitando a inversão na ligação. Disponível em dois tamanhos, standard e mini.
Termopar de Isolação Mineral com Tubo de Proteção Metálica - Série TMM

Os termopares desta série podem ser combinados com vários tipos de materiais dos tubos de proteção, que prolongam a vida útil do sensor, facilita a substituição do elemento sem a necessidade de paradas do processo.

O termopar pode ser fornecido com tubo liso, bucha fixa com rosca ou com flange ajustável e pode ser montado com transmissor de temperatura analógico, microprocessado com ou sem comunicação e protocolos (para maiores informações, consulte o nosso depar tamento de vendas).

Termopar de Isolação Mineral c/poço de Proteção - Série TMP
Termopar de Isolação Mineral c/poço de Proteção

Nesta série, o termopar é montado com de poço de proteção rosqueado ou flangeado (com exceção do modelo TMP14), protegendo o sensor de seu ambiente e facilita a remoção e substituição do elemento.

Estes conjuntos são constituídos de cabeçote, niple com ou sem união. O niple permite uma distância mínima do cabeçote à fonte de calor/parede do processo ou do isolamento, e a união, além de tornar mais fácil a remoção do sensor, permite que o cabeçote seja girada para alinhar a saída do conduite facilitando a instalação do cabo.

O termopar pode ser montado com transmissor de temperatura analógico, microprocessado com ou sem comunicação e protocolos (para maiores informações, consulte o nosso departamento de vendas).

Termopar Convencional Cerâmico - Série TCC
Termopar Convencional Cerâmico

Estes termopares são normalmente utilizados em processos de alta temperatura em fornos na indústria cerâmica, vidreira, fundição e em locais onde não permitem a utilização de proteções metálicas devido a altas temperaturas ou ataques químicos ou algumas vezes em temperaturas mais baixas onde o meio ou a atmosfera do ambiente é prejudicial a tubos metálicos.

Principal aplicação: em temperaturas entre 1000oC e 1650oC.

Termopar Convencional Metálico - Série TCM
Termopar Convencional Metálico

Termopares com tubos de proteção metálica possuem um custo relativamente baixo e são utilizados em medição em meio líquido e gases, em média e alta temperatura.

Com o material de proteção adequado e dependendo das condições e da atmosfera do processo ou aplicação, podem ser utilizados até 1000ºC.

São ideais onde o processo exige um termoelemento com diâmetro maior do que normalmente disponíveis em termopares de isolação mineral e aplicações em serviços que se exigem sensores robustos.

Principais aplicações nas indústrias: cimenteira, siderúrgico, cerâmica vermelha , tratamento térmico, fundição, incineradores, controle de temperatura de aquecedores, etc. Em processos com pressões elevados utilizar montagem com poços usinados, rosqueados ou flangeados.

Termopar Convencional Básico - Série TCB
Termopar Convencional Básico

Os termopares desta série requerem uma proteção adicional e são normalmente elementos de reposição utilizados nas montagens com tubo de proteção e cabeçote, sendo também compatíveis para uso em conjuntos de outros fabricantes.

Os fios dos termopares com bitolas menores proporcionam tempo de resposta mais rápido e menor vida útil e bitolas maiores proporcionam maior vida útil, porém, tempo de resposta maior.

Termopar Flexível - Série TFX
Termopar Flexível

Ideais para a utilização na indústria de transformação de plástico ou em aplicações onde são necessários: facilidade de instalação, fácil remoção e rápido tempo de resposta.

São sensores de baixo custo e podem ser fornecidos com conexões tipo baioneta de fácil e rápida instalação e com a opção rosqueada sobre a mola, permite ajuste no comprimento de inserção.

Principais aplicações: em máquinas de injetoras de plástico, extrusoras, Shell molding, máquinas de embalagens, etc.